O canal de distribuição é o meio utilizado para obter o produto do fabricante até o consumidor final. Pode ter um grande número de ligações, o que pode complicar a chegada do produto e influenciar negativamente as vendas de forma semelhante. Existem dois canais de distribuição diferentes: O direto e o indireto. A primeira é entrar em contato diretamente com os compradores, enquanto a segunda é passar o produto por várias mãos.
Os canais de distribuição são os canais pelos quais um produto é enviado, da empresa em que o produtor faz os produtos até o ponto de destino, que é o consumidor. Estes canais podem afetar o produto de muitas maneiras, desde seu preço (se o canal de distribuição for mais caro, o produto também ficará mais caro) até sua popularidade entre o público (quanto mais tempo um produto demorar, menos provável será que as pessoas queiram consumi-lo), por isso é importante ficar claro sobre qual canal de distribuição queremos ter para nosso produto.
Existem dois tipos principais de canais de distribuição:
Direto: É um canal de distribuição no qual a empresa produtora vende seus produtos diretamente a seus compradores. Isto é normal nas empresas que vendem produtos industriais.
Indireto: Este canal de distribuição é quando uma empresa utiliza outras empresas ou indivíduos como intermediários entre a venda do produto. Esta cadeia pode ter um grande número de pontos intermediários para conseguir a venda do produto.
Os canais indiretos também são divididos de acordo com sua relevância e localização geográfica, que são responsáveis pela entrega de produtos em determinados lugares.
Os distribuidores indiretos são ainda divididos em dois tipos:
Atacadistas: Os distribuidores atacadistas são os intermediários entre o fabricante e os varejistas. Eles compram os produtos e serviços a granel para revenda a outros atacadistas, outros fabricantes ou varejistas. Os atacadistas servem como um ponto de ligação entre a empresa e outras empresas.
Varejistas: Os varejistas são distribuidores que ligam as ofertas de atacadistas ou outros varejistas diretamente aos clientes. O principal objetivo desses distribuidores é agrupar diferentes fornecedores e criar sortimentos para o consumidor final e conceder facilidades de crédito e pagamento.
A complexa estrutura do canal de distribuição reúne diferentes empresas ou organizações. Portanto, é uma estrutura altamente complexa de transferência de produto do produtor inicial para o cliente ou usuário final.